MITOS E VERDADES SOBRE A MEMÓRIA:
- Lembranças esquecidas da primeiríssima infância podem ser recuperadas?
R: Memórias de longo prazo sobre episódios específicos, segundo os grandes neurocientistas, só começam a ser formadas a partir de 3 ou 4 anos. O Hipocampo, que processa essas memórias, ainda é pouco desenvolvido antes dessa idade. Mas quando são lembranças traumáticas elas fixam com muita intensidade e podem repercutir no desenvolvimento da personalidade de uma pessoa.
- As células do cérebro não se regeneram?
R: O cérebro de um adulto forma novos neurônios, mas em pequenas quantidades. Esse processo é mais comum no hipocampo, responsável pelas memórias de longo prazo.
- Vídeo Game prejudica a Memória?
R: Os jogos eletrônicos podem ser aliados para aumentar a capacidade de atenção, fundamental para exercitar a memória. Importante evitar excessos para não causar fadiga ao cérebro.
- Uma vez guardada, uma lembrança nunca muda?
R: As memórias não são guardadas de forma contínua, como uma estante com livros sincronizados ou como um filme, mas em fragmentos de informações, que podem sim ser modificados pelas novas experiências.
- O estudo intercalado por períodos de descanso ajuda na memorização?
R: Sim, para memorizar um dado ou um fato, procure voltar a ele repetidas vezes, em intervalos crescentes, ou seja, após um dia, após uma semana, após um mês e depois, após alguns meses. Você sentirá que aquele conteúdo realmente ficou no seu domínio de informação.
- As lembranças são mais facilmente recuperadas por associação?
R: Sim, campeões de memorização associam a palavra-chave ou a imagens conhecidas, por exemplo, para lembrar-se do nome Bonaparte associa a França e posteriormente Revolução Francesa.
- Exercício Físico é bom para a Memória?
R: O Volume de massa cinzenta em regiões do cérebro relacionadas à memória aumenta com os exercícios aeróbicos.
- Excesso de informação prejudica a memorização?
R: Vivemos hoje uma modernidade explosiva (internet, computador, televisão, celular...) O cérebro não tem tempo para processar esta avalanche de informações da vida moderna. Sem a atenção necessária poderá ficar difusa e perder a formação de novas memórias. É preciso atenção em sua Vida num contexto geral...
- Quem dorme bem, lembra mais?
R: O Sono e os sonhos têm um papel relevante na consolidação de memórias de longo prazo. É através do sono que são processadas as memórias.
- A obesidade prejudica a memória?
R: A gordura abdominal eleva os índices de insulina no organismo afetando o funcionamento dos determinados receptores no cérebro que são ligados a memória.
- Ginko biloba previne a perda memória?
R: Não há comprovação científica dos efeitos desta substância sobre a memória.
- Diversão mantém a memória ativa?
R: Sim. As atividades exercitam a memória e incluem os jogos de tabuleiro, como o xadrez, palavras cruzadas, jogos interativos, tocar instrumento musical, ler livros de diversos assuntos e manter atividades prazerosas são fundamentais para uma boa evolução neurológica.