Construir-te

Entre e Fique a vontade!!! Você é bem vindo nesta Construção!!

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga clínica que realizou por 10 anos atuação na Saúde mental da PBH e atualmente dedica aos atendimentos particulares. Participa de artigos nas Revistas Vox objetiva e Tendência Inclusiva. Realiza palestras e entrevistas na mídia impressa e televisiva.

terça-feira, 5 de março de 2013

Adolescência


Meu Filho virou Adolescente!
Os adolescentes são crianças em transição. Ao contrário do que muitos pensam, eles não são jovens adultos. Suas necessidades estruturais, inclusive as emocionais, são infantis. Ainda estão num profundo processo da construção de si mesmo.
 Portanto, um dos erros mais comuns dos pais, professores e outros, com respeito aos adolescentes, são considerá-los como pequenos adultos. E não são poucos os pais hoje em dia que negligenciam as necessidades infantis de seus filhos adolescentes, tais como: demonstrar amor e aceitação. De serem cuidados e de saber que alguém se importa realmente com eles.
Quando o adolescente sente que ninguém se interessa realmente por ele, como resultado surge vários tipos de sentimentos nocivos: autodepreciação, desesperança, inutilidade e baixa auto-estima. Um adolescente pode ser maior, mais esperto, mais forte, ou em outros aspectos, até mesmo superior aos seus pais em alguns pontos. Mas, emocionalmente, ele é ainda uma CRIANÇA, procure entender isto... Ele continua tendo a necessidade de sentir-se amado e aceito pelos pais. Ainda é preciso dar muita atenção, colocar no colo e conversar muito tempo sobre diversos assuntos.  Sem essa segurança valiosa de amor e aceitação dos pais / responsáveis, ele não será, nem fará o melhor que pode fazer. Não poderá alcançar seu potencial e em muitos casos destruir um futuro brilhante pela falta de ferramentas básicas para um bom desenvolvimento psicossocial.

Como ajudar seu filho adolescente?
    • Amor Profundo AMOR - Amar incondicionalmente significa amar um adolescente, apesar de tudo. Apesar da aparência, apesar dos seus pontos negativos e defeitos, apesar da sua maneira de agir, falar e irritar as pessoas. Isto não significa que você sempre goste do comportamento dele. Mas amar incondicionalmente significa que você ama seu filho adolescente, mesmo quando seu comportamento foge a boa conduta.
    • Foco e Atenção Concentrada Dar atenção concentrada a seu adolescente exige tempo e às vezes, dispêndio de grande tempo. Pode significar dar a seu filho atenção concentrada quando você preferiria estar fazendo outra coisa ou quando o tempo grita contra você. Existem ocasiões em que a adolescente precisa desesperadamente de atenção concentrada, exatamente quando seus pais se sentem menos inclinados a dá-la. Atenção concentrada significa dar a seu adolescente completa atenção, Focada, mergulhada no que ele necessita falar e escutar, uma atenção não dividida, para que ele se sinta realmente amado, que se sinta tão valioso a ponto de sentir que merece o seu olhar, apreciação e consideração incondicional. Atenção concentrada faz com que o adolescente se sinta a pessoa mais importante da vida de seus pais. Fundamental para sua construção do amor-próprio.
    • Contato Visual e Físico – Quando a criança se torna adolescente, ela precisa de confirmação contínua dos pais de que é amada e aceita e o contato físico e visual é uma maneira de confirmar o amor que os pais sentem pelo filho. Mesmo quando o filho não estiver com disposição para comunicar-se, o contato físico pode ser um meio de transmitir amor a ele. Pode acontecer que algumas vezes seu filho venha a aceitar o contato físico, mas outras ele talvez não tolere conscientemente o seu toque. As vezes é importante insistir. O efeito é ajudá-lo a sentir: "Meus pais me amam e se importam comigo, mesmo quando relacionar-me com eles é difícil para mim". A criança ou o adolescente que cresce num lar em que os pais utilizam muito contato visual e físico irão sentir-se à vontade consigo mesmo e com outras pessoas. Seu trânsito social será facilitado.
    • Direção – A geração de adolescentes em nossos dias é muitas vezes chamada de "geração letárgica". Muitos deles são realmente apáticos, em especial no que se refere ao planejamento do seu futuro. Esses jovens carecem muito da vitalidade, vivacidade e empolgação que tanto gostamos de ver e valorizamos, mas muitas vezes eles não conseguem pela falta de direção em todas as áreas, principalmente a espiritual. Existe uma falha nas construções sólidas para se apoiar e confiar. Penso que um dos principais motivos que tem contribuído para que os adolescentes não tenham atitudes e pensamentos positivos, seria porque os adultos não estão transmitindo a eles a devida noção de determinação, esperança e encorajamento necessário para enfrentar o futuro.